Ácido Hialurônico

maquiagem-mulheres-madurasO ácido hialurônico é um polímero orgânico constituído de ácido glucurônico e N-acetilglucosamina. Trata-se de um líquido viscoso (ainda que em pequenas concentrações), de fórmula molecular (C14H21NO11)n, altamente solúvel em água.

Esse ácido é abundantemente encontrado em todos os animais, preenchendo as lacunas entre as células. O ácido hialurônico é componente de importantes líquidos do corpo, como, por exemplo, o líquido sinovial, que tem a função de lubrificar as articulações sinoviais, e o humor vítreo, líquido viscoso que atua na manutenção da forma esférica do olho. A maior parte do ácido hialurônico do organismo está situada na pele, o que confere ao órgão volume, sustentação, hidratação e elasticidade.

A quantidade de ácido hialurônico é inversamente proporcional ao tempo de vida do organismo, daí o surgimento de rugas na pele de idosos. Isso ocorre também porque o ácido ajuda a prevenir a integridade das fibras de colágeno, proteína essencial na manutenção da elasticidade da pele. Tomar bastante água durante o dia é uma forma de retardar a perda, tanto do ácido hialurônico, quanto do colágeno e de outras substâncias benéficas à pele.

preenchimento-labial-acidohialuronico

É possível produzir ácido hialurônico artificialmente pela fermentação de substratos vegetais realizada por bactérias do gêneroStreptococcus, ou, ainda, pela fermentação do açúcar da beterraba por lactobacilos. O ácido hialurônico sintético é utilizado na produção de uma enorme variedade de cosméticos tais como loções corporais, loções pós-barba, géis, shampoos e condicionadores de cabelos, cremes antirrugas e outros.

Na Clínica Mechi, o ácido hialurônico é aplicado e usada no preenchimento de rugas e sulcos faciais como, por exemplo, os sulcos nasojugais (conhecidos popularmente como olheira), sulcos nasogenianos (também conhecido como “bigode chinês”), as rugas glabelares (rugas do nariz e entre as sobrancelhas) e rugas finas como os populares “pés de galinha”.

preenchimento-labial-face

O ácido também é aplicado com a finalidade de aumentar o volume dos lábios, do zigomático (ou “maçã do rosto”), queixo, mandíbula e bochechas, e também para suavizar cicatrizes, procedimentos que duram entre 8 e 15 meses. Esse ácido consiste numa das substâncias mais utilizada nas áreas da Estética atualmente.

    * As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e de nenhuma forma devem ser utilizados para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Quando houver dúvidas, um Profissional habilitado deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato, conforme recomendação do Conselho Federal de Odontologia e de Enfermagem.