ceto-20odontologia-20sisoDentes do Siso

Quantos dentes do siso existem?
Existem quatro dentes do siso: dois superiores, sendo um direito e um esquerdo, e dois inferiores, também direito e esquerdo.

Em que idade eles normalmente erupcionam?
A erupção ocorre normalmente dos 17 aos 20 anos; portanto, são os últimos dentes da dentição a erupcionar.

Todo mundo tem o dente do siso?
Não.

Por que às vezes eles não erupcionam?
Porque algumas pessoas não possuem mesmo o dente do siso (germe dental); às vezes, não erupcíonam por falta de espaço na arcada dental, ou ainda, pela posição horizontal do dente, o que dificulta a sua irrupção.

0 que acontece se ele ficar dentro do osso (não erupcionar)?
Pode produzir reabsorções de dentes vizinhos, transtornos dolorosos ao paciente e possíveis degenerações (lesões císticas).

DentesSiso0 que acontece se ele erupcionar parcialmente?
A erupção parcial ocorre geralmente por falta de espaço na arcada ou pela posição horizontal do dente. Ambos os casos dificultam a erupção, ocorrendo, dessa forma, a erupção parcial do siso. Esse quadro pode provocar gengivites (inflamação da gengiva), abscessos na região, irritação local, dor e edema.

É verdade que o dente do siso empurra os outros dentes, provocando mudanças de posição?
Há duas correntes: a primeira diz que, se houver espaço suficiente para a erupção do siso e o paciente não tiver tendência a apinhamento (mudança de posição), não haverá roblemas; já a segunda diz que, se o espaço for insuficiente e o paciente, submetido à ortodontia e com tendência a apinhamentos, ou mesmo, só submetido à ortodontia, mas com a mesma tendência, poderá ter problemas futuros, como o apinhamento de dentes.

Quando a gengiva do dente do siso que está erupcionando inflama, o que fazer?
Deve ser feita a remoção do tampão gengival que cobre parcialmente a superfície dental (ulectomia) ou a curetagem gengival, ambos realizados pelo profissional. 0 paciente, para melhorar esse quadro inflamatório, poderá realizar higiene oral rigorosa no local; bochechos com anti-sépticos bucais podem amenizar o quadro, mas, para resolver o problema, o paciente deverá procurar um cirurgião-dentista.

cirurgia03Quando é indicada a extração do siso?
A sua extração está indicada na ausência de espaço para a erupção, no posicionamento horizontal do siso, nos quadros de dor e quando se inicia a erupção e esta não se completa, ou seja, há erupção parcial do siso. Quando se faz a extração de um siso, provavelmente terá que ser feita a extração de ambos os sisos do mesmo lado, isto é, do superior e do inferior.

Frenectomia lingual (língua presa)

lingua-presaA cirurgia no freio da língua, mais conhecida como frenectomia lingual é direcionado as pessoas que possuem a língua presa, a ponto de afetar a fala. Porem para dar início a esse tratamento é necessário primeiramente um diagnostico completo, para avaliar se é realmente o freio a causa do problema. O procedimento para a cirurgia é simples, rápido e eficiente, que pode ser realizada com a utilização do bisturi, raio laser ou gás. Não dói nada durante e nem depois a cirurgia. Os pontos são retirados após sete dias e a recuperação é bem rápida.

Porém, o lado ruim é que para recuperar uma fala normal será necessária uma continuidade no tratamento com a fonoaudióloga, pois lembrando que desde que nascido a fala foi acostumada com alíngua presa, e quando solta será necessário um pouco de paciência para que ela se acostume a utilizar a língua inteira e tudo fique normal. Realmente é uma cirurgia simples e que vale a pena, sendo que a limitação da língua para os movimentos da fala é algo que incomoda e acaba abaixando até mesmo a auto-estima das pessoas.

Tenha certeza que todo o procedimento será concluído com satisfação e você poderá garantir uma fala normal, assim aumentando sua auto-estima e outros problemas causados pela língua presa.