Dicas de Beleza

Como usar o Protetor Solar

dicas-beleza-protetorO verão está chegando e com ele vem o sol, praia, piscina, calor o querido e tão esperado bronze que o sol pode oferecer a pele, fornecedor de vitamina D, certo? Mais infelizmente ele não trás só isso, não podemos esquecer de proteger a pele contra o fotoenvelhecimento e o câncer de pele. A melhor e mais barata forma de prevenção destas doenças é não se expor ao sol, parece fácil, porém diferente do que se imagina os raios solares podem até ultrapassar o guarda-sol, chapéu, alguns tecidos de roupas e vidro.

Devemos usar protetor solar todos os dias. Devemos adquirir um protetor que proteja contra os raios UVA e UVB. Os raios UVA são os responsáveis pelo bronzeado da pele são mais profundo atingindo uma camada mais profunda da pele causando o fotoenvelhecimento alterando as células de colágeno e elastina, causam danos ao DNA da célula levando ao aparecimento de rugas e flacidez . Já o UVB a sua penetração menor mais também pode causar os mesmos danos e provocam as queimaduras, vermelhidão, ardência, câncer de pele e até catarata.

Os raios podem provocar na pele perda de água, ressecamento deixando a pele opaca perdendo elasticidade, descamando e causando manchas. Procure sempre um protetor solar que proteja dos raios UVA e UVB com os produtos dióxido de titânio e oxido de zinco exibem grande absorção da radiação e refletem os raios.

Procure usar protetor solar diariamente com o FPS de no mínimo 15 no rosto e nas mãos, quando for se expor ao sol não se esqueça de passar nas orelhas, pescoço e pés. E procurar sempre que possível repassa-lo a cada 1hora e meia, para evitar manchas na pele. Ou faça o teste coloque sua pele exposta ao sol e marque quanto tempo sua pele aguentará ficar exposta, e irá ficar avermelha fazendo isso será o tempo de repasse do filtro solar.

 

Dicas para noivas

dicas-beleza-noivasImaginando uma noiva que vai se casar daqui a seis meses, podemos montar um cronograma de tratamentos que ela pode fazer, se quiser estar com a pele linda e o corpo em forma até a data do casamento.

6 meses antes

Deve-se iniciar com uma limpeza de pele e depois seguir para os tratamentos. O tratamento para manchas que é bem vindo para o período de 6 meses que antecede a data de um evento tão marcante e emocionante, são os peelings químicos e de diamante que podem descamar ou não a pele.

O tratamento pode ser feito uma vez a cada 25 dias com o uso de bloqueador solar diário. Para gordura localizada podemos fazer massagens modeladora, associadas com intradermotlogia ou vacuoterapia e massagem turbinada. Para amenizar as estrias indico Eletroliftting. Já para a celulite uma massagem ativadora com princípios ativos associada com sessões (ultrassom potente).

Para o relaxamento a tradicional massagem relaxante e uma hidratação de chocolaterapia, uma terapia com chocolate que tem o cacau um alimento nutritivo e rico em vitaminas cálcio, magnésio, ferro etc. Além de hidratar mantendo a umidade natural da pele é um ótimo antioxidante, proporciona sensação de bem estar e faz a produção de serotonina aumentar (hormônio da felicidade) é muito indicado para o relaxamento. Pode ser feito uma a duas sessões por semana de cada tratamento, sendo 10 sessões de cada no total.

3 meses antes

Nessa fase já está mais próximo da tão esperada data, devemos diminuir a concentração dos ácidos utilizados ou mudar o tratamento usando mascaras e ativos para continuar e manter a revitalização e o clareamento feito pelo tratamento com os ácidos ou peeling de diamante.

Essa fase os tratamentos devem ser menos invasivos, porém podemos continuar com a Corrente Aussie , para tratar a flacidez da pele e do músculo os recursos dos aparelhos de radiofrequência e corrente de contração muscular passiva, que estimulam as fibras dos músculos e o colágeno e diminui a flacidez de pele, modelando o corpo.

1 mês antes

Bom, agora a pele tem que estar bem hidratada, sem descamar, pode ser feito sessões de radiofrequência que não é invasivo e não causa problemas maiores, máscaras e fluidos ativadores também são bem vindos . Todo o cuidado é pouco! Massagens como drenagem linfática, aparelhos podem ser associados com a radiofrequência para manter o tratamento por mais um mês.

15 dias antes

Nessa fase fazemos a ultima limpeza de pele se necessário com uma hidratação, 15 dias antes está ótimo. Para a depilação do buço pode-se fazer 4 a 5 dias depois da limpeza de pele. O tratamento do corpo pode continuar o mesmo, o que pode aumentar é mais uma hidratação corporal com ativos estimulante.

Na semana do casamento

Cosméticos e fluidos, com efeito, lifting que deixam a pele mais firme, ativos que fecham mais ainda os poros e a ultima hidratação para preparar a pele para maquiagem do dia.

Sessões que causam prazer e relaxamento, massagens relaxantes, com aromas, escalda pés e tudo que tem direito para o dia especial. Se a pele na noiva for muito sensível deve-se fazer depilação com 5 a 6 dias de antecedência, se não for o caso até 3 dias antes do dia na noiva para que não tenha nenhum imprevisto.

Dicas para uma pele mais saudável

Dicas para cuidar de sua pele diariamente prevenindo doenças de peles, acnes, manchas e o envelhecimento precoce.

dicas-beleza-pele-saudavelPrimeiramente deve-se lavar o rosto com um sabonete liquido para o seu tipo de pele, ele irá remover algumas células mortas e sujidades aderidas na pele, deposite uma quantia para que forme uma espuma em todo o rosto, enxague com água corrente.

Após lavar com o sabonete, use um tônico para equilibrar e neutralizar o ph da pele no qual o sabonete desequilibrou, o mesmo também pode ser usado com desmaquilantes. Procure os tônicos em embalagens de spray, assim pode ser aplicado direto na pele sem precisar de algodão onde acaba ficando mais produto, escolha uma para o seu tipo de pele. Para pele oleosas procure os tônicos adstringentes, que ajudam a diminuir a quantidade de sebo na pele.

Assim que foram passados os dois cosméticos anteriores, chegou a hora do hidratante. Nossa pele precisa repor o grau de hidratação da camada superficial da pele que ocorre perdas por evaporação. Hoje existe no mundo dos cosméticos hidratantes que não deixam a pele oleosa e em com brilho excessivo. Após o tônico espalhe sobre a pele uma pequena quantidade de hidratante para o seu tipo de pele deixe secar e aplique ainda o protetor solar FPS 15 ou bloqueador para proteger a pele da luz solar. Lembre-se a luz solar é indispensável para os seres pela síntese de vitamina D, pois deve-se se expor com os devidos cuidados.

Bom, após todos esses cuidados, faça a sua maquiagem com um pó do seu tom de pele não ficará com a pele pesada e a maquiagem irá durar o dia inteiro.

Tratamentos para Olheiras

dicas-beleza-olheirasNanocosméticos – Cosméticos Inteligentes

As olheiras são as manchas escuras ao redor dos olhos. Existem 4 tipos de olheiras com causas diferentes. As olheiras constitucionais são aquelas de coloração acastanhada e funda. São comuns em pessoas de etnias indianas e árabes, costumam ser resistentes aos tratamentos, demoram para se ter resultados que na maioria das vezes são mínimos.

Olheiras melânicas, são causadas pelo aumento no pigmento da pele o tom de pele, o excesso de sol e o estímulo hormonal são responsáveis pelo seu aparecimento ou aumento. Os tratamentos de clareamento apresentam bons resultados.

Olheiras sanguíneas, são aquelas com o acumulo de sangue na região com coloração arroxeadas, os tratamentos favorecem a circulação.

Olheiras vasculares, são azuladas pelo excesso de retenção de fluidos o estresse e o cansaço são as causas principais, os tratamentos para aumentar a circulação apresentam bons resultados. As causas mais comuns de olheiras são: hereditariedade, etnia, cansaço, dormir pouco, fazer dietas radicais para emagrecer, período menstrual, exposição ao sol e doenças respiratórias.

Os tratamentos para olheiras devem ser sempre associados para obter bons resultados. Um dos mais indicados e que podem ser associados são os tratamentos com a drenagem linfática com microcorrentes que aumentam a circulação da região, os tratamentos estéticos com os cosméticos de ultima geração nanotecnologia que devem ser realizados em clínicas e centro especializados onde o profissional complementa com indicação de cosméticos para uso em casa.

A nanociência que trabalham com partículas muito pequenas facilitando a penetração dos ativos para ultrapassar as barreiras da pele, assim os cremes chegam há um aproveitamento de 75% aplicados já na primeira sessão. Entre os nanocosméticos mais indicados são, o ácido ferúlico nanoparticulado que é encontrado em plantas e sementes, tem a ação antioxidante.

Dicas

  • Procure tratar de suas olheiras com os produtos indicados por um profissional da área;
  • Durma bem e no mínimo de 7 horas;
  • Não deixe de dormir sem fazer os cuidados necessários para o tratamento;
  • Pratique atividade física;
  • Faça compressas com algodão umedecido em chá de camomila frio 1 a 2 vezes por semana;
  • Beba bastante água;
  • Use protetor solar no mínimo de FPS 15.

Dúvidas mais frequentes sobre Gordura localizada

dicas-beleza-localizada1 – Como são acumuladas as gordurinhas localizadas?

As gordurinhas localizadas são acumuladas nas mulheres nas regiões de abdome, flancos, quadril, e coxas decorrentes de uma má alimentação, genética e sedentarismo que levará ao aumento do peso. Tem aquelas gordurinhas que não saem nem com muita malhação, essa também é um acumulo que de gordura que para eliminar tem que unir dieta, atividade física correta de preferência com um profissional da área e tratamentos estéticos.

2 – Por que regiões como abdôme, coxas e glúteos tendem a acumular mais gordura nas mulheres?

As mulheres acumulam mais gordura na região no abdôme, coxas e glúteos pelos fatores hormonais que são bem diferentes dos homens. Trazendo assim um desconforto estético para as mulheres como a celulite, culotes, etc.

3 – Muitas mulheres têm uma alimentação saudável, treinam na academia, e ainda assim, não conseguem se livrar da gordura localizada em certas áreas do corpo (como aquela na cintura). Por que isso acontece e por que os tratamentos estéticos agem melhor nesses casos?

Na verdade só os tratamentos estético ajudaram nessa faze. Esse acumulo é devido aos hormônios normais que nos mulheres temos. Tem que unir todas as forças alimentação, academia (exercícios aeróbicos) e principalmente tratamentos estéticos bem direcionados e específicos.

4 – Segue abaixo uma lista de locais onde as mulheres mais reclamam da gordura localizada. Vou indicar qual o tratamento estético mais adequado para cada um com as substâncias e princípios ativos.

  • Quadril (culote) – (massagem turbinada com ativos cafeína, cavalinha, centella asiática .), e a endermologia (celulite)
  • Barriga (região do umbigo para baixo) Corrente Aussie , massagem modeladora e lipocavitação e manta térmica com ativos a base de cafeína e eletrolipólise.
  • Cintura (incluindo aquela gordurinha dos lados, logo acima da calça) pode usar cremes com o ativo para queima da gordura alem dos usados para a gordurinha da barriga também.
  • Coxa (em especial a parte interna) podemos usar um ativo para a flacidez como colágeno, vitamina E e A C,
  • Braço (região do ‘tchau’) como no antebraço a preocupação maior é com a flacidez indo os mesmos para a região da coxa. Corrente Aussie, e Russa.
  • Pescoço (papada – cremes) microcorrentes e ativos dermocosmeticos.

Acne na mulher na fase adulta

dicas-beleza-acnePara quem pensa que acne é só na adolescência, espinhas e cravos podem não ser mais marcas apenas das adolescentes. Nas últimas décadas, as mulheres adultas, com idade a partir dos 25 anos, também estão sofrendo com o problema.

A chamada “doença da vida moderna” é causada pelo estresse e pela grande carga emocional sofrida pelas mulheres nos dias atuais. “Hoje em dia, a mulher trabalha mais, disputa espaço no mercado de trabalho, tem uma carga horária sobrecarregada (esposa, mãe, profissional, mulher) e isso causa alterações hormonais. Esse descontrole reflete na pele, pêlos e cabelos (queda) e no ciclo menstrual. Na verdade, o organismo da mulher não está preparado para esse tipo de dia-a-dia e sofre com isso”.

A acne é uma doença do folículo pilossebáceo, que surge nas áreas que concentram maior número de glândulas sebáceas, como no rosto, pescoço, costas e na região do colo.

Na mulher adulta existem dois tipos de acne: a chamada persistente, que se desenvolveu na adolescência e continua com o passar dos anos, e a de instalação tardia, que surge a partir dos 25 anos, sendo desencadeada por problemas hormonais devido à grande carga de estresse.

“Além do descontrole hormonal, o uso de cosméticos e maquiagem de maneira incorreta e a questão de não limpar a pele corretamente também são fatores que podem ajudar no surgimento da acne na mulher adulta”.

“Existem vários fatores que podem levar ao aparecimento da acne, porém os principais estão relacionados com a hereditariedade e com o desequilíbrio hormonal. Este último ocorre durante a puberdade em cerca de 80% dos adolescentes, e em mulheres com a síndrome do ovário policístico. Outros fatores envolvem o uso de certos medicamentos, cosméticos comedogênicos e stress”.

A manutenção de uma pele bem higienizada é indispensável à prevenção e controle da acne, causada principalmente por microorganismos chamados Propioniobacteium acnes. No entanto, é necessária uma avaliação de cada caso a fim de verificar se há a necessidade de intervenção médica e medicamentosa.

É importante verificar alguns fatores na hora de comprar um produto para resolver o problema da pele acneica, como:

  • A seriedade da marca, pois os produtos destinados à acne exigem a realização de testes que garantem a eficácia e segurança do tratamento. Devem ser realizados sob a coordenação de dermatologistas;
  • Resultados clínicos comprovados;
  • Indicação de profissionais (médicos, esteticistas, fisioterapeutas).

O tratamento com ácido glicólico, que usado na medida e pelo profissional especializado, proporciona excelentes resultados. É importante lembrar que, após qualquer tratamento de pele, é indispensável o uso de fotoprotetores, principalmente nos cuidados com a acne, como uma forma de evitar sequelas como a hiperpigmentação pós-inflamatória (manchas decorrentes da acne).

Após o sol é hora de cuidar da sua pele

dicas-beleza-solMuita gente gosta de se bronzear e aproveita as festas de final de ano para se expor ao sol. Mas, o sol, além de dar um bonito bronzeado, também provoca o resseca mento da pele. Por isso, devemos restabelecer a hidratação e a maciez da pele. Hidratar a pele deve ser uma rotina diária para mantê-la sempre bonita e saudável. Esta também é uma boa forma de evitar prejuízos estéticos, como danos à pele, e, além disto, auxilia na eliminação de toxinas. A hidratação é recomendada para todos os tipos de pele, inclusive a oleosa, assim evita-se que a pele fique opaca, áspera, além de diminuir o risco de envelhecimento precoce. Nesta época do ano, verão, os hidratantes “oil free” (sem óleo) são os mais indicados.

Deve ser utilizado um hidrante todos os dias, tanto corporal quanto facial. Esse hidratante fornece uma quantidade de água para as camadas superficiais da pele, mas principalmente, forma um filme sobre ela, evitando uma perda de água excessiva. Esse é um cuidado diário, pois, a pele, principalmente do rosto, está exposta ao sol diariamente, além do vento, frio e poluição, que também ressecam a pele. Devemos sempre lembrar que a pele não é igual em todas as regiões. Não devemos, portanto, utilizar um hidratante corporal no rosto. A pele do rosto é mais fina e delicada que a pele do corpo, por isso, devemos utilizar produtos específicos para ela. Também devemos dar especial atenção para as costas, o pescoço, mãos e pés. A região das costa costuma ser mais oleosa devido a grande quantidade de glândulas sebáceas, assim é preferível utilizar produtos à base de gel ou cremes oil free. É preferível aplicar os hidratantes nas áreas expostas como face, pescoço, colo, braços e mãos pela manhã juntamente com um filtro solar de PFS no mínimo 15. Assim, estas áreas já estarão protegidas dos efeitos nocivos do sol. Já os hidratantes corporais podem ser aplicados após o banho, pois a pele úmida ajuda a sua penetração.

Se sua pele estiver muito prejudicada pela ação do sol, pode-se optar por um tratamento dermatologista. Somente o médico poderá fazer uma avaliação precisa das necessidades de sua pele e indicar um tratamento de acordo com suas necessidades. Existem diversos tratamentos que ajudam a reduzir o dano causado pelo sol, como hidratação profunda, peelings, e outros. E, finalmente, como uma medida simples e fácil de fazer, nunca devemos esquecer de ingerir em torno de dois litros de água por dia, dependendo do peso e altura da pessoa.

Fique com pernas lindas

dicas-beleza-pernasCom o verão, o que mais se vê nas ruas são as pernas de fora. Saias, mini-saias, shorts, são retirados dos armários e invadem as ruas. Mas como estão as suas pernas? Você está com celulite ou flacidez? Vários são os tratamentos que podem melhorar este problema. A Drenagem Linfática é muito útil em celulites iniciais, principalmente nos graus 1 e 2. Mas hoje temos no mercado vários tratamentos como a Endermologia, o Ultrassom, a Corrente Russa e a Corrente Aussie e Eletrolifting. Somente a avaliação de um profissional poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Temos também que nos preocuparmos com a hidratação da pele. Uma pele ressecada perde o brilho e o viço, e não está preparada para receber o sol. Devemos então promover a hidratação através de duas formas: ingerindo pelo menos dois litros de água por dia, e aplicando cremes hidratantes na pele todos os dias. Nesta época do ano é recomendável fazer uma hidratação mais intensiva da pele, precedida por uma esfoliação que ajuda a eliminar as células mortas e prepara a pele para receber a hidratação.

Não se esqueça dos vasinhos e das varizes. Elas aparecem devido a alterações dos vasos sanguíneos. O tabagismo, o uso de anticoncepcional, ficar muito tempo em pé ou sentada, a má alimentação e o sedentarismo pioram o aparecimento destes problemas. Procure fazer alguma atividade física, cuidar da alimentação e ter hábitos de vida saudáveis.

Agora você está com as pernas sem celulite, sem flacidez e muito bem hidratadas. Mas e os pêlos? Tem-se que elimina-los também. O melhor seria uma depilação definitiva para não ter mais com que se preocupar. Já conseguimos ficar livres dos pêlos através da depilação a laser, eliminando a cessação de áspera da pele, deixando-a lisinha e macia, São necessárias em média cinco sessões mensais. Mas atenção, você não pode estar bronzeada para fazer este tratamento e se você gosta de se bronzear espere até o inverno para começar o seu tratamento. Se este for o seu caso você pode recorrer a outros recursos como a depilação com a lâmina, mas os pêlos voltam a crescer muito rapidamente, e as ceras depilatórias, tanto frias como quentes que oferecem um resultado de maior duração, pois os pêlos demoram entre 15 a 20 dias para voltarem a crescer. Mas o processo é mais doloroso que a lâmina. Agora sim você está com as pernas lindas e pode usar e abusar de saias e shorts. Mas não se esqueça que suas pernas também merecem a proteção do filtro solar.

Manchas de pele, livre-se delas

dicas-beleza-manchaDiversos fatores são responsáveis pelo aparecimento de manchas na face. Podemos citar o sol, o uso de anticoncepcionais, a hereditariedade e outros. O sol sempre nos traz um bronzeado bonito, mas, no final, podemos ficar com manchas na pele, que podem sem marrons ou brancas. Cada exposição ao sol sem proteção adequada fica registrada e, no futuro, aparecerão manchas na pele. Este é o efeito cumulativo do sol. Por isso, não é somente a exposição ao sol hoje que prejudica a pele e sim a exposição ao sol durante toda a vida.

Ainda a melhor prevenção é o uso de filtros solares diariamente, reaplicados a cada 2 ou 3 horas. Em dias mais ensolarados deve-se optar por filtros mais potentes, com FPS acima de 30. Hoje já existem diversos tratamentos para esse problema que podem ser ácidos e despigmentantes para uso em casa, além dos peelings e limpeza facial, e hidratações, etc.

O uso de cremes com ácido retinóico ou alfahidroxiácidos em casa, associado com despigmentantes como a hidroquinona, o ácido fítico e outros, ajuda no clareamento das manchas, principalmente as mais superficiais. Para manchas mais profundas os peelings e a limpeza facial, e hidratação melhores resultados.

Existem vários peelings que são indicados para o tratamento das manchas. Eles são aplicados em consultório, provocam um leve ardor, que passa em alguns minutos, e após alguns dias provocará uma descamação e um clareamento da pele. Podem ser necessários de quatro a cinco peelings para um bom clareamento.

Identificando e cuidando da pele

Quais são os cuidados que deve ter com a pele Lípidica (oleosa)?
Deve ser tratada com produtos a base de Gel ou Oil Free. Produtos não devem conter álcool, lavar a pele com sabonete específico, evitar alimentos gordurosos também ajuda.

O que é recomendado para pele Alípidica (seca)?
Peles secas devem ser tratadas a base de creme, os produtos devem conter derivados hidratem a pele.

Como identificar a pele mista?
As peles mistas alternam áreas secas (podendo estar com atrofia de pele e leve descamação) e oleosas (com áreas espessas, brilhantes  e presença de cravos).

Como identificar a pele Sensível? Geralmente, a pele sensível é mais fina, mais clara, com tendência à vermelhidão e vasodilatação rápida.

Pele Eudérmica ( Normal)
A pele normal tem uma textura fina e uma superfície suave, macia e é bem flexível. De todos os tipos de pele este é sem dúvida o mais equilibrado e o que menos problemas e imperfeições como pústulas, comendões e manchas desenvolve. Não é nem demasiado seca nem demasiado gordurosa. Os poros são bem pequenos e mal se notam. Este é um tipo de pele vibrante que reflete saúde.

Pele Mista
Este é provavelmente um dos tipos de pele mais comuns e, como o próprio nome sugere, é uma combinação de pele seca com pele oleosa. Algumas regiões são oleosas (principalmente na zona T – queixo, nariz e testa) onde os poros são naturalmente mais dilatados e também outras áreas em que esta pode ser normal ou seca (área em redor dos olhos, boca e bochechas). Se você sente a sua pele diferente como se estivesse a ser esticada em algumas áreas e com excesso de óleo noutras, então você provavelmente tem pele mista.

Pele Desidratada
A pele desidratada perde a sua luminosidade, torna-se rugosa, dando a sensação de repuxar.

Como identifica uma pele envelhecida pelo Sol?
Ao longo dos anos, a pele, assim como todos os demais órgãos do corpo, sofre alterações e envelhece. Tais alterações levam à perda de elasticidade e luminosidade, surgem rugas e flacidez. Mas não é só o envelhecimento cronológico que faz com que a aparência da pele mude ao longo dos anos. Fatores externos como o estresse, o fumo e, principalmente, a radiação solar, influenciam e aceleram o envelhecimento da pele, fazendo com que o aspecto da pele seja alterado mais cedo

Pele Acneica
Uma coisa todos nós sabemos, a acne é um dos problemas dermatológicos mais comuns entre os brasileiros, principalmente em adolescentes, mas que também pode surgir na fase adulta. Existem vários fatores que podem levar ao seu aparecimento, como desequilíbrios hormonais, estresse da vida cotidiana, tendência hereditária e uso de alguns medicamentos.