Tratamentos Corporais

Drenagem Linfática Corporal manual e mecânica

trat-corporal-drenagemO que é drenagem linfática?

É uma técnica massoterápica que estimula o Sistema Linfático com a finalidade de mobilizar as toxinas presentes nos vasos linfáticos em direção aos rins, para que estas sejam eliminadas. A drenagem linfática utiliza-se de movimentos leves e suaves.

Primeiro, ativa-se os linfocentros (conjuntos de linfonodos) através de bombeamentos com os dedos ou as mãos de acordo com a zona do corpo. Em seguida, através de movimentos de deslizamento, drena-se o líquido em direção aos linfocentros, que por sua vez farão a filtragem, levando as toxinas em direção aos rins. Esta técnica jamais deverá causar dor. Pode-se utilizar creme ou óleo.

Para que serve a drenagem linfática?

A drenagem linfática corporal é indicada para desintoxicar o organismo, eliminar o excesso de líquidos, ativar o sistema imunológico, melhorar a oxigenação e nutrição celular e atuar como analgésico.

Indicações da drenagem linfática corporal:

  • Celulite;
  • Cansaço nas pernas;
  • Retenção de líquidos;
  • TPM;
  • Varizes;
  • Hematomas;
  • Acelera a cicatrização dos tecidos;
  • Regulariza a atividade intestinal;
  • Promove relaxamento;
  • Afecções dermatológicas;
  • Alívio de hematomas e inchaços (pré e pós cirurgias plásticas).

Como funciona a sessão de drenagem linfática?

A sessão de drenagem linfática facial pode ser feita todos os dias, com duração média de 20 minutos, podendo ser estendida para 30 minutos quando se adicionar uma massagem capilar. A sessão de drenagem linfática corporal pode ser feita todos os dias, tendo duração média de 1 hora. Normalmente, realiza-se 2 sessões por semana. Em ambiente calmo e agradável, o paciente deita-se em posição confortável, ouvindo música suave durante a sessão. Recomenda-se usar sunga ou biquíni durante a sessão.

Existem contra-indicações para a drenagem linfática?

Contra–indicação absoluta: pacientes com histórico de tumor maligno, tuberculose e infecções agudas. Contra–indicação relativa: pacientes com insuficiência cardíaca descompensada, insuficiência renal, presença de colostomia, asma bronquial, flebite, tromboses, tromboflebites, hipotensão. Casos como estes necessitam de autorização médica por escrito.

Como obter o melhor resultado possível para o tratamento?

É preciso tomar em média 2 litros por dia de água, uma vez que as toxinas serão liberadas através da urina. Manter uma saudável e variada dieta alimentar, evitando frituras, gordura, álcool e enlatados. Incluir em sua rotina diária exercícios físicos. Recomenda-se não ingerir sal em excesso nem usar roupas justas e salto alto.

Massagem modeladora

trat-corporal-modeladoraNa luta contra as gordurinhas localizadas que teimam em se acumular principalmente na barriga, nas coxas e nos quadris,uma opção para acabar com elas sem precisar fazer uma lipo é a massagem modeladora. A técnica é capaz de esculpir o corpo e reduzir medidas sem utilizar aparelhos, apenas com as mãos.

O segredo da massagem modeladora está nos movimentos rápidos e intensos de amassamento e deslizamento das mãos sobre a pele, que desmancham a gordura acumulada dentro das células. A massagem ajuda a fazer com que as toxinas do corpo sejam transportadas para a corrente sanguínea e eliminadas através da urina e do suor.

Para não causar atrito das mãos no corpo, é necessário utilizar um creme hidratante, de preferência com propriedades ativas. A pressão dos movimentos pode deixar o corpo um pouco dolorido nas primeiras vezes, mas o desconforto desaparece logo.

Entre os principais benefícios da massagem modeladora, estão a melhora da oxigenação dos tecidos e o combate à gordura localizada, celulite e flacidez, imperfeições que incomodam tanto as mulheres. As massagens estéticas ajudam a ter um corpo bonito, mas não fazem milagres. Não adianta investir na massagem modeladora sem ter uma alimentação saudável e sem fazer atividades físicas.

Massagem Turbinada

trat-corporal-turbinadaA Massagem Redutora Turbinada é feita em todo o corpo, com as mãos, usando movimentos intensos, rápidos, repetitivos, e utilizando rolos de sucção e amassamento, além de cremes e géis que ativam a circulação, trabalham a gordura localizada e eliminam as toxinas. A sucção que turbina a sua massagem e diminui o seu cansaço ao efetuar as manobras de massagem modeladora, redutora, e anti stress. As ventosas mais profundas a base de poliuretano garantem maior sucção do tecido conjuntivo, melhorando a celulite, flacidez e diminuindo drasticamente a gordura localizada. Único no mercado, cabo de madeira com ondulações que não deixam suas mãos escorregarem na execução das manobras de massagem, com um único acessório você faz a sucção estética e o relaxamento do stress.

A versão, é formada por rolo que circula simultaneamente, potencializando os efeitos da massagem. É interessante para trabalhar regiões anatomicamente mais difíceis de serem alcançadas, como por exemplo: interior de coxa, interior de braço, laterais do tórax, entre outros. Para pessoas com sobrepeso é muito eficaz, pois diminui o cansaço da profissional e atinge uma área maior em menor tempo.

Associação das técnicas e benefícios da massagem redutora e da drenagem linfática. Tem início com movimentos vigorosos e profundos que trabalham a região do abdômen, culotes, coxas e bumbum, deixando a região avermelhada e liberando e relaxando a musculatura o que potencializa os efeitos desintoxicantes da drenagem linfática.

Indicação: reduz medidas, trabalha a celulite e remodela o contorno corporal.

Resultados: os movimentos rítmicos, que associam trabalho manual e com rolo de sucção, remodelam o tecido adiposo e os produtos utilizados durante a sessão ajudam a quebrar as células de gordura.

Principais benefícios:

  • Ativa a circulação sanguínea
  • Aumenta a oxigenação e nutrição celular
  • Ajuda na liberação de toxinas acumuladas no tecido
  • Melhora o peristaltismo (movimentos intestinais)
  • Permite a quebra de nódulos lipolíticos (gordura localizada)
  • Auxilia no processo de redução de medidas
  • Redução de edemas (retenção hídrica)
  • Facilita a permeação de princípios ativos
  • Manutenção das medidas reduzidas

Lipocavitação

trat-corportal-lipocavitacaoPode definir-se a lipocavitação como um tratamento não invasivo que ajuda a reduzir a gordura localizada, que se acomulou, em certas partes do corpo, ao longo do tempo. Os tratamentos de lipocavitação são aconselhados para aquelas pessoas que se sentem insatisfeitas com uma determinada área do seu corpo, na qual se acomulou gordura, mas não pretendem submeter-se a um tratamento de remoção de gordura invasivo, como é o caso da lipoaspiração. A lipocavitação é entendida como uma caminhada, na qual, não existe um longo período de recuperação, tal como acontece noutros casos em que a remoção de gordura é efectuada através de uma intervenção cirúrgica.

Quem poderá efectuar um tratamento de lipocavitação?

Para efectuar um tratamento de lipcavitação, os candidatos ideais são aquelas pessoas que apenas pretendem retirar uma camada de gordura de uma zona do corpo específica, como sejam: os quadris, as coxas, as nádegas, a barriga e os braços.

Como funciona o tratamento de lipocavitação?

A primeira coisa a fazer, antes de iniciar um tratamento de lipocavitação é examinar a zona do problema. Depois, segue-se a marcação da pele, delimitando a área exata sobre a qual incidirá o tratamento de lipocavitação. Após a marcação aplica-se uma fina camada de gel e espalha-se uniformemente com a mão. Durante o tratamento feito pelo aparelho de lipocavitação, este produz ondas de ultra-sons de baixa frequência que incidem sobre a camada subcutânea, visando os adipócitos ou células de gordura. O tratamento de lipocavitação, ao ser aplicado durante vários minutos faz com que se formem pequenas bolhas no interior das células de gordura que rompem a membrana externa e permitem assim que pequenas partículas de gordura sejam expulsas para a zona envolvente, sendo depois expelidas através de energia natural do corpo e dos processos de remoção de resíduos. Esta destruição selectiva das células de gordura não interfere com as estruturas adjacentes, tais como os vasos sanguíneos e os nervos e por isso é considerado um tratamento muito seguro. A lipocavitação é um procedimento indolor, todavia, para algumas pessoas pode haver um pequeno desconforto associado ao barulho provocado pela máquina, durante o tratamento.

Manta Térmica

trat-corporal-manta-termicaTratamento de termoterapia (emissão de calor) com infravermelho longo associado a um sistema de massagem relaxante. É um estimulante muscular e atua junto com o mais moderno método de relaxamento.

Indicações:

  • Gordura localizada (Lipodistrofia localizada)
  • Celulite
  • Destoxi – redução (redução de medidas)
  • Relaxa a musculatura e alivia o stress
  • Melhora a hidratação e a elasticidade da pele
  • Auxilia a eliminação de toxinas
  • Melhora o fluxo sanguíneo
  • Auxilia a drenagem linfática e bandagem
  • Estimula e equilibra o metabolismo

Corrente Russa

trat-corporal-corrente-russaA corrente russa é um aparelho de eletroestimulação que atua à nível muscular promovendo um aumento da força e aumento do volume muscular, sendo uma ótima opção terapêutica e estética.A corrente russa serve para aumentar o volume muscular, melhorar a circulação sanguínea, promover uma melhor drenagem linfática e combater a flacidez.

É especialmente indicada para facilitar a contração muscular, em casos de fraqueza e atrofia muscular, mas produz bons resultados quando é utilizada para fins estéticos.

Como funciona a corrente russa

O aparelho de corrente russa é composto de vários eletrodos. Estes devem ser posicionados estrategicamente no ventre muscular da região a ser tratada. O aparelho irá promover um estímulo que gera uma contração involuntária do músculo. O ideal é sempre que este estímulo elétrico vier, o indivíduo faça uma contração do músculo ao mesmo tempo.

As contraindicações da corrente russa são:

  • Indivíduos com marcapasso cardíaco;
  • Doença cardíaca;
  • Doença renal;
  • Epilepsia;
  • Doença mental;
  • Hipertensão arterial não controlada;
  • Gravidez;
  • Varizes;
  • Flebite;
  • Trombose venosa profunda;
  • Lesão muscular, ligamentar ou nos tendões da área a ser tratada.

Corrente Aussie

trat-corporal-corrente-aussieCorrente elétrica aplicada de forma terapêutica, que possui como função enrijecer e tonificar a musculatura, potencializar a modelagem corporal, promove também uma melhora da circulação sanguínea, aumento da força muscular, tudo isso de forma passiva.

Os eletrodos são colocados no sentido da fibra muscular e acoplados a pele com gel condutor, através de contrações musculares, ocorre o aumento da circulação sanguínea e oxigenação dos tecidos, aumento da resistência e tônus muscular.

Indicado pra melhora do fluxo sanguíneo e flacidez muscular. O tempo de duração é determinado de acordo com o grau de condicionamento de cada cliente. A realização do tratamento somente ocorrerá após avaliação do profissional, e os resultados dependerão das condições físicas e reações de cada cliente.

Ionização Corporal

trat-corporal-ionizacao-corporalÉ uma técnica que facilita a penetração das substâncias ativas dos cosméticos através da pele.

Essa dissociação facilita a passagem do produto pela pele, pela membrana celular e pelos folículos pilo-sebáceos (poros), permitindo melhores absorção e penetração. Sabemos que substâncias com cargas iguais se repelem e substâncias com cargas opostas se atraem; o mesmo ocorre entre os íons e os pólos da corrente na pele.

Aplicando qualquer produto para vários objetivos. Este pode ser ionizado com o pólo da mesma carga, estamos provocando uma repulsão entre o produto, eletrodo e uma atração entre o produto e o organismo, facilitando sua penetração.

Geralmente os produtos utilizados são ampolas nutritivas à base de uréia, colágeno, elastina, extrato placentário, DNA, vitamina C, entre outros.

Além de favorecer a penetração de substâncias nutritivas, também estimula a pele promovendo um aumento do metabolismo e melhora da atividade celular. Essa técnica é indicada para tratamentos preventivos de envelhecimento ou involução cutânea ou mesmo para atenuar os sinais do envelhecimento.

A iontoforese é uma corrente galvânica e microgalvânica e apresentam diversas funções sobre o organismo humano tais como:

  • atuam como catalisadoras das reações bioquímicas intracelulares;
  • aceleram a síntese de ATP pelas mitocôndrias;
  • ativam a produção de proteínas;
  • acentuam o transporte dos aminoácidos;
  • aumentam a captação do O² tecidual;
  • favorecem a permeabilidade da membrana celular;
  • ativam as trocas metabólicas;
  • estimulam a atividade dos fibroblastos;
  • acelerando a síntese de colágeno dérmico e epidérmico;
  • auxiliam no combate a flacidez cutânea;
  • produzem mais efetivamente o tecido cicatricial de reparo;
  • proporcionam a restauração de ferimentos e lesões cutâneas com mais rapidez;

Microcorrentes Corporal

trat-corporal-microcorrentesA micro corrente é uma técnica de elétrica de baixa intensidade. Seu objetivo principal é estimular por terapia biocondutiva a epiderme, derme, tecido celular subcutâneo e muscular. Trata-se de um tipo de corrente que tenta se aproximar, o máximo possível, dos influxo nervosos do corpo humano.

No corpo, a micro corrente tem como ajudar no tratamento da flacidez corporal e auxilia nos tratamentos de redução de estrias através do estímulo ao aumento da produção de colágeno e elastina, ajuda no combate da celulite e gordura localizada, promovendo a redução da volemia corporal (drenagem tissular).

Essa técnica tem indicação plena para os casos de pessoas com sobrepeso e várias regiões com disfunções estéticas, devendo ser aplicada no início dos tratamentos corporais. Atua de forma direta com a penetração de ativos específicos, promovendo ativação do metabolismo e auxilia a normalização do sistema circulatório, uma das grandes causas dos problemas da celulite.

Endermologia

trat-corporal-endermologiaA Endermologia é um tratamento aplicado com um aparelho de alta tecnologia computadorizado, na qual associada à drenagem linfática e a massagem por ultra-som, que trata os tecidos e subcutâneos.

Este aparelho realiza uma massagem profunda e estimula a vascularização, a circulação Linfática e na eliminação das toxinas, onde utiliza um gel conjuntivo na qual traz toda suavidade de sua Pele. O resultado é na eliminação das células mortas e da Celulite, onde o tratamento funciona com objetivo de trabalhar de dentro para fora, promovendo todas as células e celulites instaladas nas regiões mais profundas.

A Endermologia é especialista no tratamento das celulites, onde traz um tratamento eficiente a anticelulites, reafirmastes e modulares, ajudando na recuperação da forma perdida, alem de ter um resultado duradouro contra a celulite.

Vacuoterapia Corporal

trat-corporal-vacuoterapiaA vacuoterapia atua mecanicamente nos sistemas circulatórios (venoso e linfático), com a finalidade de regular o equilíbrio hídrico, a circulação de nutrientes e eliminar as toxinas dos tecidos. É uma técnica que pode ser utilizada nos tratamentos faciais e corporais clássicos, assim como, nos períodos pré e no pós-operatório.

O uso da vacuoterapia em estética pode e deve, ser associado a outros procedimentos, pois isso tende a aperfeiçoar o resultado do tratamento.O profissional aplica a sucção sobre a parte do corpo a ser tratada, deslizando-a na pele do paciente em direção à circulação linfática. A sucção a vácuo proporciona a sensação de uma massagem forte.

Princípio de funcionamento do vácuo

O vácuo é um aparelho de eletrossucção que provoca uma pressão negativa cuja intensidade varia de 0 a 600 mm/Hg. Esta força de sucção (vácuo) pode ser controlada pelo profissional através da válvula de regulagem da sucção, assim, o vácuo se adequa ao objetivo final do tratamento e às condições do tecido tratado.

Atuações

Esfoliação e tonificação celular na epiderme, na derme, desfibrosagem e modificação da viscosidade (melhora do aspecto de casca de laranja). Estimulação da lipólise no tecido subcutâneo (hipoderme). Aumento do aporte sanguíneo. Melhor oferta de O2 e nutrição celular. Aumento da eliminação de resíduos tóxicos. Recuperação, manutenção ou melhora da função linfática. Auxílio na redução de edemas e hematomas. Estimulação dos fibroblastos para a produção de colágeno e elastina. Remoção de infiltrados subcutâneos, líquidos intersticiais e nódulos hipodérmicos. Melhora das trocas circulatórias. Revascularização superficial e tonificação vascular. Equilíbrio entre a liberação e absorção de líquidos corporais. Melhora do contorno corporal. Melhora da elasticidade cutânea. Melhor nutrição muscular e tissular. Reorganização da camada adiposa. Atenuação de rugas e melhora do aspecto de cicatrizes, recentes ou não.

Indicações

Recurso de auxiliar nos diversos tratamentos faciais e corporais. Revitalização cutânea. Drenagem linfática facial. Drenagem linfática corporal. Pré e pós-operatório imediato. Linfoedema. Liberação da aderência cicatricial. Lipodistrofia e fibroses. Preparação da musculatura para eletroestimulação.

Contraindicações

  • Hipertensão;
  • Afecções cutâneas;
  • Neoplasias (tumores);
  • Hérnias;
  • Doenças vasculares – veias varicosas, fragilidade capilar;
  • Flebites e coágulos de sangue;
  • Reumatismo inflamatório;
  • Doneças infecciosas evolutivas.

Cuidados

  • Não realizar no primeiro trimestre de gestação;
  • Não estimular sobre os seios carotídeos;
  • Fotossensibilidade cutânea;
  • Zona umbilical e inguinal.